sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Podes mudar o Mundo?

Aqui há dias, ia eu no metropolitano de Lisboa, quando me despertou a atenção a conversa entre um grupo de estudantes. Ela, a única rapariga do grupo, falava alto e batia-se pelos seus argumentos. Alegadamente, um professor de filosofia que não gostou das suas ideias disse-lhe: «Se eu exercesse cargos de maior competência nesta escola, irias ter muitas dificuldades!». Ela não gostou e retorquiu: «Está-me a chantagear?».Resumidamente era este o tema da conversa.
A certa altura, a rapariga sentou-se em frente a um colega, para aí com os seus 16/17 anos. Ele, com uma posição mais calma, disse-lhe uma frase dilacerante, pelo menos para mim: «Achas que vais mudar o Mundo?» Ele, óbvio, acha que isso é impossível. Ela não. Eu já achei mais possível, mas tenho quase 30 anos e muita pancada no corpo e na alma, mas um miúdo de 17 anos ter para si que não pode mudar o Mundo?! Se há altura na vida de uma pessoa em que esse sentimento é legítimo, é precisamente nessas idades.
Esta é a juventude que temos. Se não acreditam que podem mudar este mundo agora, quando é que vão acreditar? Ela acredita. Isso explica porque as mulheres são cada vez mais dominantes. Se calhar, ainda bem que é assim...

Carlos M. Gomes

Sem comentários: