quarta-feira, 4 de abril de 2007

Ainda há ardinas!


Pensei que já não houvesse ardinas em Lisboa, tendo em conta que os jornais são comprados em quiosques, papelarias, etc. Mas afinal há e são 300. E mais, têm uma associação! E têm uma guerra com os distribuidores de jornais gratuitos. Mas não são estes últimos aquilo o mais próximo da ideia romântica de ardina que consiste basicamente em miúdos andrajosos, descalços, sujos e inocentes que subiam as ruas com um molho pesado de jornais ainda com fôlego para gritar as manchetes dos jornais? José Matias, o responsável da associação de ardinas, em declarações ao Diário Digital, disse que não: «Não são ardinas e nem sequer os aceitamos como sócios, só as pessoas que têm quiosques legalizados ou que trabalham por conta de outrém nesses quiosques é que são aceites!» E vais mais longe ao dizer que os distribuidores de jornais gratuitos estão «numa situação de ilegalidade».
Polémica à parte, a verdade é que hoje vi dois ardinas no Saldanha a distribuir o que me parecia um jornal, se bem que do oitavo piso de onde me encontrava não consegui ver o título. Mas também pode ter sido um golpe publicitário a aproveitar a credibilidade que os jornais ainda vão tendo. Mas o que conferia àqueles miúdos o ar de ardinas eram as vestes todas em tom de azul, com um boné enfiado até às orelhas e um saco lateral com os ditos jornais. Além da vontade de dar um a todos que passavam. Uma imagem um pouco mais polida do que supracitei, mas igualmente eficaz. Acho que a imagem de um miúdo descalço e andrajoso não vende bem jornais hoje em dia!!!
E ainda há outros ardinas, os que apregoam na internet. Aqui ficam dois tipos que são produtos de uma empresa chamada Dom Digital e que não pagou nada por esta publicidade:
1 – O "ardina.referral" permite a qualquer pessoa assumir o papel de ardina e vender conteúdos de 20 jornais portugueses na internet, recebendo em troca uma comissão, que pode ir até aos vinte por cento. Estes "ardinas" vendem vários produtos, inclusive assinaturas online, em papel, e merchandising.
2 – O "ardina.payments" é um outro produto que se destina a empresas de conteúdos e informação. Este serviço serve para facilitar o pagamento de conteúdos que os sites disponibilizam. Os pagamentos podem ser feitos através de cartão de crédito, MBnet e transferência bancária.

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