segunda-feira, 9 de abril de 2007

Cordial na bicicleta, besta no automóvel!


Há uns dias fui andar de bicicleta com um amigo - começou a minha temporada nas duas rodas. Fizemos 45 quilómetros cheios de curiosidades, além de suor e de esforço. Mas durante este percurso cheguei a uma conclusão: devíamos andar todos de bicicleta no dia a dia. Não houve um ciclista que tenha passado por nós com quem não tenhamos trocado coriais saudações. Também se cedeu a passagem em caminhos estreitos e houve entreajuda noutras situações. Todos foram civilizados. Mas a verdade é que quando entramos dentro do carro transforma-mo-nos em autênticas bestas buzinadoras, refilonas e muitas vezes mortais. Aqui fica o meu pedido: sejam criadas condições para que muitos mais utilizem a bicicleta em detrimento do automóvel no quotidiano. Ganhávamos todos!

2 comentários:

Tata disse...

Eu vou sempre para a escola de carro, mas tive uma colega que o fazia sempre de bicicleta.

Era um delírio ouvi-la gritar nas Portas de Santa Catarina, a uns passinhos da nossa escola, para todos se desviarem. Primeiro, porque não tinha buzina, mas também porque era uma mulher sensível, uma poetisa, uma mulher sem preconceitos, muito p'rá frente já naquela época.

Quando morreu, pediu-me a família que lesse um poema no cemitério. Fi-lo. E emocionou-me tê-lo feito.

Qualquer dia vou de bicicleta também.

Carlos M. Gomes disse...

Tenho a certeza que a sua amiga via mais longe, era mais tudo e vivia com alegria mesmo face à tristeza. E tenho também a certeza que um dia você há-de mesmo ir de bicicleta para a escola e reparar em pormenores pelo caminho que lhe escapam quando está enclausurada no habitáculo do seu automóvel. E tudo fica mais bonito, além de saudável.